
São movimentos involuntários e periódicos dos dentes, causados por uma pressão anormal sobre as articulações dos maxilares.
A contração rítmica de alguns músculos da face traz consequências padronizadas mais comuns como: desgaste e sensibilidade dos dentes.
Pode ser classificado como primário ou secundário. O primário não está relacionado a nenhuma origem. Já o secundário possui o estresse e a ansiedade uma das como principais causas.
No caso específico do bruxismo secundário, podemos controlar a tensão do paciente e as variações de humor. O bruxismo é causa importante de ocorrência de disfunções na ATM (articulação temporo-mandibular).
Também não podemos esquecer do bruxismo infantil. A introdução de eletrônicos de maneira exagerada pode fazer com que os pequenos passem a ranger os dentes sem nem ao menos perceberem.
A ida ao dentista é primordial para a análise de diversos fatores como a própria oclusão dental, que as vezes, por estar errada pode agravar ainda mais o bruxismo.
Até mesmo durante a prática de esportes ou musculação é necessário nos fazermos cientes e presentes com relação ao apertamento; neste caso o uso de protetor bucal esportivo pode ser facilmente confeccionado por seu dentista . =)
obrigada
