dentes, dicas, problemas comuns, SAÚDE

DENTES DO SISO

Fechando com chave de ouro a 7ª ocorrência mais comum: SISOS

TIPOS DE IMPACTADOS:
1-EROSÃO CAVITARIA-quando o dente do siso vai de encontro à raiz do dente vizinho; pode dar infecção.
2- CISTOS/TUMORES – podem destruir o osso e danificar outros dentes.
3- SEM ESPAÇO- quando o siso não tem espaço em boca, empurra outros dentes
4- PERICORONARITE / INFECÇÃO- quando um dente impactado sai parcialmente da gengiva; uma infecção pode ser formar perto da parte coronária do dente.

Quem nunca passou, com toda certeza ainda vai passar por esta dúvida:

Devo remover meus dentes do siso?

American Dental Association recomenda que pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso avaliados para observar se precisam ser removidos. Isso porque precisamos que termine todo processo de maturação dental para poder extrair caso necessário.

POR QUE DEVERIA IR AO DENTISTA MESMO SEM SENTIR NENHUMA DOR?

Os dentes do siso talvez não precisem ser extraídos se crescerem completamente e forem: funcionais, indolores, livres de cáries, livres de doenças e em um ambiente higiênico com tecido gengival saudável.

 No entanto, podem ficar parcialmente cobertos por uma parte da gengiva. Nesse caso, é preciso limpeza profissional e regular,  e radiografias periódicas para monitorar quaisquer alterações. Caso esteja bem posicionado, a cirurgia para regularizar a gengiva deve ser feita.

A pior coisa a fazer é ignorar dentes do siso!

Quando um dente não cresce completamente, é considerado “impactado” – normalmente incapaz de romper as gengivas porque não há espaço suficiente.

Um dente do siso impactado pode danificar os dentes vizinhos ou ser infectado. Por estar em uma área difícil de limpar, também pode convidar bactérias que levam à doença gengival. As bactérias orais também podem viajar pela corrente sanguínea e levar a infecções e doenças que afetam seu coração, rins e outros órgãos. Em alguns casos, um cisto ou tumor pode se formar ao redor da base do dente afetado, o que pode levar a problemas mais sérios à medida que esvazia a mandíbula e danifica os nervos, dentes e outras partes da boca e do rosto.

Geralmente, os dentes do siso devem ser removidos se houver:

  • Infecções e / ou doença periodontal (gengiva)
  • Cavidades que não podem ser restauradas
  • Cistos, tumores ou outras patologias
  • Danos nos dentes vizinhos
  • Higiene muito dificultada
fiz para ilustrar o que se passa, espero que gostem, desculpem a edição… estou aprendendo =}

Deixe um comentário