dentes, implantes, ossos, próteses, SAÚDE

NÚCLEO E COROA VS IMPLANTE

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PINO-COROA OU NÚCLEO-COROA PARA IMPLANTE?

O QUE É UM IMPLANTE?

COMEÇANDO PELO BÁSICO:

Começando pelo básico e que percebo que é a duvida de muitos pacientes…

O que exatamente é um implante?

Muitos pacientes se confundem ao mencionar que já fizeram um tratamento, que nós, (dentistas) chamamos de: “pino-coroa” ou “núcleo-coroa”; essa pequena confusão ocorre, pois o procedimento de colagem ou cimentação do pino na parte interna da raiz do dente (intrarradicular); acaba sendo mal explicada ou mal ilustrada para o paciente.

Então vamos lá.

O pino que vai dentro da raiz (intraradicular) é usado quando o dente do paciente já esta com uma destruição tão grande que, por motivos mecânicos e físicos, nenhuma restauração aguentaria a força da mastigação. Sendo assim, quando possível e respeitando regras de medidas milimétricas, algumas opções podem ser utilizadas. Cada material com uma particularidade diferente; uns mais estéticos outros menos, uns mais caros outros mais baratos… etc..

Primeiro passo, é ter previamente realizado o tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, e ai sim, a etapa dois é a adaptação do pino escolhido dentro da raiz do dente.

Como vocês podem ver, o “pino-coroa” ainda tem como estrutura a raiz do dente do próprio paciente, o que é ótimo em questão de preservação de osso e de gengiva. Sim, isso mesmo, o tratamento pino-coroa bem realizado evita que seja necessária extração da raiz e assim acaba prevenindo uma região de “valeta” onde tanto o osso quanto a gengiva ficam pra dentro do nível ósseo natural.

O implante nunca substituirá o dente ao mesmo nível.

O implante quebra um belo galho; mas não é a mesma coisa que um dente natural.

Agora sim, explicado isso, vejamos a diferença:

Como vocês podem observar, o implante deve ter um espaço mínimo para ser colocado e deverá ser bem posicionado. Além disso, podem perceber que diferente do dente natural que é contornado por uma fina camada vermelha (ligamento periodontal e fibras ; que são responsáveis pela nossa sensação de morder algo duro ou mole), o implante é colocado em CONTATO DIRETO com o osso.

O contato direto do osso com o implante faz com que a osteointegração seja possível, ou seja, faz com que o implante de titânio fique preso dentro do osso de maneira a não se deslocar mais, fica preso. 🙂

Mantendo uma boa higienização conforme o indicado e ensinado pelo seu dentista, é possível o sucesso duradouro.

Deixe um comentário