dicas, SAÚDE

TRATAMENTOS E PRODUTOS PARA MELHORA DA CONDIÇÃO BUCAL DO PACIENTE ONCOLÓGICO

Recomendações

  • Observe diariamente a cavidade oral e informe seu médico sobre o aparecimento destas alterações, a fim de prevenir e tratar infecções;
  • Realize a higiene oral após cada refeição utilizando escova de dentes com cerdas macias;
  • Após a escovação, faça bochechos com solução bucal antibacteriana livre de álcool e com água bicarbonatada 3, que pode ser preparada dissolvendo-se uma colher de café rasa de bicarbonato de sódio em um copo de água;
  • Mantenha os lábios hidratados com manteiga de cacau ou protetor de sua preferência;
  • Caso haja sensação de boca seca e diminuição da salivação, utilize produtos lubrificantes de longa duração (“saliva artificial”), conforme orientação médica;
  • Quando houver infecção da cavidade oral, faça uso dos medicamentos prescritos. Se houver indicação médica para o uso de Nistatina (Micostatin®), procure manter a solução na boca por cerca de dois minutos antes de deglutir e, depois de trinta minutos, faça bochechos com água bicarbonatada 3%;
  • Caso não haja melhora dos sintomas mesmo após a realização destas condutas, entre em contato com a equipe médica

ESCOVA E PASTA DE DENTES

Utilize sempre uma escova dental macia, de preferência com pasta de dentes sem agentes abrasivos, para minimizar toda agressão possível. A pasta de dentes utilizada deve conter maior teor de flúor, desde que seu paladar não desagrade o paciente.

  • CURAPROX pós cirúrgica
  • ESCOVA KIN pós-cirúrgica.
  • qualquer escova de dentes extra macia ou pós cirúrgica

BOCHECHOS

Pode-se utilizar uma solução para bochechos, desde que não contenha álcool. Caso o sabor dos produtos industrializados não agrade, converse com o seu estomatologista para que ele receite um produto que possa ser usado sem incômodo.

  • Enxaguante Bucal Cariax Gingival é o queridinho pois ajuda contra cáries, gengivite e periodontite

FIO DENTAL

Prefira a fita dental ao fio dental, pois a fita traumatiza menos a gengiva, reduzindo o risco de sangramentos e ferimentos. Caso haja preferência pelo fio dental, faça uso dos encerados.

  • Fita dental encerada EDEL WHITE
  • Fita dental encerada johnson johnson

PRÓTESES

O uso das próteses – roach e/ou dentadura, deve ser restrito aos momentos de maior necessidade, como durante a alimentação ou quando houver contato com outras pessoas, pois a mucosa encontra-se mais sensível e sujeita aos traumatismos.

Quando você retirar a prótese, coloque-a em um copo com água e bicarbonato de sódio, mas lembre-se de escová-la bem, enxaguando-a abundantemente com água, antes de colocá-la de volta na boca.

Produtos para higiene bucal

ANTI CARIES: CARIAX (Clorexidina 0,12%):

  • Pasta dentifrícia 90 g: escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, de preferência após cada refeição, e à noite, antes de se deitar, de 2 a 3 minutos, por sete dias.
  • Enxágue bucal 250 ml: fazer três enxágues ao dia, com 15 ml do produto, sem diluir, durante 30 segundos, por sete dias.

GENGIVITE: GINGIKIN B5 (triclosan, pró-vitamina B5):

  • Pasta dentifrícia 90 g: escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, de preferência após cada refeição, e à noite, antes de se deitar, de 2 a 3 minutos.
  • Enxágue bucal 250 ml: fazer três enxágues por dia, com 10 ml do produto, sem diluir, durante 1 minuto, após cada escovação.

PERIODONTITE: PERIOKIN (clorexidina 0,20%):

  • Gel 18 g: após a higiene bucal, aplicar o gel três vezes por dia com uma escova suave ou bastão de algodão, fazendo uma massagem nas gengivas, durante sete dias.

BOCA SECA E HALITOSE

1- Ingerir alimentos ácidos (caso não haja feridas)

Ingerir alimentos ricos em ácido ascórbico, ácido málico ou ácido cítrico, provoca uma estimulação da produção de saliva, reduzindo a sensação de boca seca. Alguns dos alimentos com estas propriedades são o limão, laranja, maçã e pera, por exemplo.

Além destes alimentos, roer cenouras cruas diariamente também ajuda a reduzir a secura da boca.

2. Ingerir chá de camomila ou gengibre

Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.

Para preparar o chá de camomila basta adicionar 2 colheres de chá de flores secas de camomila, adicionar a uma xícara de água fervente e coar. Para preparar o chá de gengibre, basta colocar cerca de 2 cm da raiz de gengibre e 1L de água numa panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Quando amornar, coar e beber várias vezes durante o dia.

3. Dormir com um umidificador

Ter um umidificador em casa, de preferência ligado durante a noite, reduz a sensação de boca seca, já que o ambiente fica mais úmido. Além disso, outra coisa que pode ajudar é dormir de boca fechada e respirar pelo nariz.

4. Beber muita água

Beber água ou bebidas sem açúcar com frequência, ajuda a manter a hidratação da cavidade oral e a aumentar a produção de saliva. No entanto devem ser evitadas algumas bebidas, como os refrigerantes, bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína, como o chá preto ou café, que aumentam a desidratação.

Além disso, chupar pedaços de gelo também é uma boa opção, porque ajuda a manter a mucosa oral hidratada.

5- CHICLETES SEM AÇÚCAR PARA AJUDAR A ESTIMULAR A SALIVAÇÃO

Trident, Valda

HIDRATAÇÃO: KIN HIDRAT

  • Spray 40 ml: pulverizar de 2 a 3 vezes diretamente na cavidade bucal. Pode ser utilizado sempre que necessário.

HALITOSE: KIN HALITOSE

  • Spray 40 ml: realizar de 2 a 3 pulverizações, várias vezes ao dia, por toda a cavidade bucal, especialmente na língua.

Deixe um comentário