
Hoje falaremos de um problema que todos devemos ficar alertas.
A osteonecrose pode ocorrer devido alguns fatores:
- etiologia multifatorial, está associada à predileção genética e exposição a determinados fatores de risco, como processos inflamatórios e infecciosos, traumas.
- alterações por radioterapia OSTEORRADIONECROSE
- condutas cirúrgicas em pacientes que utilizam bisfosfonatos
De acordo com as publicações científicas que integram a ‘literatura médico-odontológica’, considerando a possibilidade de efeitos colaterais sobre os ossos maxilares, torna-se extremamente importante saber se você faz ou fez uso de um dos medicamentos abaixo relacionados, a base de BISFOSFONATOS:
Sem nitrogênio:
- Etidronato (Didronel)
- Clodronato (Bonefos, Loron)
- Tiludronato (Skelid)
Com nitrogênio:
- Pamidronato (APD, Aredia)
- Neridronato (Nerixia)
- Olpadronato
- Alendronato (Fosamax)
- Ibandronato (Boniva, Bonviva)
- Risedronato (Actonel)
- Zoledronato (Zometa, Aclasta)
Sendo assim, qualquer paciente em uso destes medicamentos deverá ser informado em relação aos procedimentos que podem ou não ser realizados em consultório.
Em relação aos bifosfonatos, não somente o seu uso deve ser investigado, mas também a dosagem, frequência e duração do tratamento, pois todos esses fatores representam risco para o desenvolvimento de Osteonecrose Induzida por Bisfosfonatos (OIB) .
O reconhecimento de quadros de OIB torna-se de extrema importância para o odontólogo, uma vez que a região buco-maxilo-facial apresenta-se como a região mais comumente acometida, em virtude da sua maior exposição à infecção, traumas por aparelhos protéticos, microtraumas no tecido ósseo decorrentes dos movimentos mastigatórios.
De acordo com a literatura procedimentos odontológicos de rotina (profilaxia, procedimentos periodontais não cirúrgicos, restaurações e confecção de aparelhos protéticos) podem ser realizados em pacientes que fazem uso de Bisfosfonatos, sendo contraindicado para esses pacientes cirurgias eletivas, cirurgias periodontais e tratamento ortodôntico, devendo-se considerar significativos os riscos
PARA SABER SOBRE OSTEORRADIONECROSE, vá em fontes e artigos, e veja o artigo publicado sobre o tema.