dentes, problemas comuns, SAÚDE

DANOS DENTARIOS E ABFRAÇÕES

Quando se trata de danos dentários, a maioria das pessoas está ciente da cárie dentária, mas poucas ouviram falar de lesões não cariosas.

As abfrações são uma forma de erosão dentária, mas, diferentemente da maioria das erosões, não são causadas por ácido ou cárie.

Os clinicos gerais de odontologia podem ajudar a diagnosticar e tratar as abfrações dentárias para melhorar a saúde bucal e a confiança .

Proteger os dentes das abfrações começa com a compreensão das causas e dos riscos associados aos danos dentários e às abfrações.

Sobre as abfrações dentárias:

É causada por forças mecânicas. Essas forças físicas incluem especificamente aquelas que fazem com que os dentes toquem de maneira errada, como ranger, apertar ou morder desalinhado.

As lesões cervicais não cariosas, no caso as abfrações, aparecem como entalhes que se desenvolvem perto da linha da gengiva dos dentes. Elas geralmente se desenvolvem onde a camada de esmalte duro dos dentes cede lugar à camada de cemento mais suave.

Geralmente começam como entalhes angulares, mas podem se tornar mais arredondadas à medida que a erosão progride. Sem intervenção, as frações dentárias continuarão a corroer, aumentando o risco de danos dentários permanentes. Algumas formas possíveis de danos dentários que podem se desenvolver como resultado de frações dentárias não tratadas incluem:

ter um profissional que saiba diagnosticar a causa é de extrema importância.

Cárie dentária: as frações dentárias danificam as camadas de esmalte e cemento dos dentes. Isso deixa a camada interna de dentina exposta a bactérias e ácidos que podem causar a deterioração dos dentes.

Sensibilidade dentária: a exposição da camada de dentina também aumenta o risco de sensibilidade dentária. Isso ocorre porque a dentina está cheia de orifícios microscópicos que levam à câmara interna dos dentes, onde residem os nervos e os vasos sanguíneos dos dentes. As mudanças de temperatura podem atingir os nervos através desses túbulos, causando dor ao comer e beber certos alimentos.

Infecções do canal radicular: se as abrações do dente forem deixadas sem tratamento e ocorrer uma cárie grave, uma infecção do canal radicular pode se desenvolver. As infecções do canal radicular ocorrem quando as bactérias atingem os nervos, vasos sanguíneos e tecidos pulpares dentro do centro do dente. Como as infecções do canal radicular afetam diretamente os nervos dos dentes, que regulam a sensibilidade dentária, elas são muito dolorosas. Se não tratada, as infecções do canal radicular podem causar a morte do dente ou a infecção pode se espalhar para os tecidos circundantes.

Perda dentária: quando os danos dentários causados ​​pelas abrações dos dentes são deixados sem tratamento e se tornam graves, os dentes podem ficar tão danificados que caem por conta própria. Em outros casos, a extração pode ser a única opção para restaurar a saúde bucal.

EM RESUMO: por forças verticais e transversais o dente sofre um estresse que é dissipado de forma onde a parte mais frágil do dente (JUNÇÃO AMELO CEMENTARIA- que fica entre o esmalte do dente e a raiz) acaba cedendo. Em conjunto, outros fenômenos físicos passam a ocorrer e acabam agravando a lesão; gerando aspecto cada vez mais profundo, amarelado e sensível.

característica de “DEGRAU”

Deixe um comentário