problemas comuns, SAÚDE

RESPIRAÇÃO BUCAL – infantil e adulto

bebê respirador bucal
adulto respirador bucal

A respiração bucal ou oral pode ocorrer por diversos fatores, e pode ocorrer em adultos e crianças.

O processo de respiração

O processo de respiração é dividido em inspiração, conjunto de movimentos que permitem a entrada de ar nos pulmões, e expiração, conjunto de movimentos que retiram o ar das vias respiratórias. Fazê-lo corretamente é importante por diversos motivos e algumas de suas funções são:

  • manutenção da vida;
  • regulação da pressão arterial;
  • controle do ritmo cardíaco;
  • auxílio na circulação sanguínea;
  • redução do estresse.

Além disso, a respiração pelo nariz tem a função de proteger as vias aéreas e de umidificar e aquecer o ar que vai para os pulmões.

Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além disso, a cavidade nasal tem pelos que ajudam a limpar as impurezas do ambiente. Isso sem contar que o nariz ajuda a aquecer o ar, que chega aos pulmões mais próximo dos 37° C, a temperatura média do corpo. Já a boca não apresenta esse poder de filtro nem de aquecimento.

COMO PERCEBER A RESPIRAÇÃO ORAL :

As manifestações clínicas mais freqüentes do respirador oral são:

– dormir com a boca aberta,
– roncos,
– prurido nasal,
– salivação no travesseiro,
– dificuldade respiratória noturna ou sono agitado,
– obstrução nasal e
– irritabilidade durante o dia.

COMO A RESPIRAÇÃO ORAL PODE AFETAR A SAÚDE DA CRIANÇA:

A criança portadora dessa patologia, quando não tratada adequadamente, pode desenvolver alterações da estrutura crânio-facial, como face alongada, palato ogival, má- oclusão dentária, mordida cruzada e hiperplasia gengival .
As alterações faciais e ortodônticas são variadas e interferem com a harmonia do sorriso, muitas vezes ocasionando dificuldades sociais para criança.

Os sintomas são de intensidade e freqüência variáveis e podem ser classificados como diurnos e noturnos.

RESPIRAR PELA BOCA NA INFÂNCIA PODE TER RELAÇÃO COM:

Síndromes crânio-faciais : Síndrome de Crouzon – Síndrome de Apert – Síndrome de Treacher-Collins – Síndrome de Godenhar – Síndrome de Pierre Robin

Doenças neurológicas : Malformação de Arnold- Chiari – Meningomielocele – Paralisia cerebral – Distrofia muscular de Duchene

Condições acompanhadas de tônus muscular anormal : Síndrome de Down – Síndrome de Prader-Willi – Hipotireoidismo

Condições que se associam com redução da patência das vias aéreas superiores: Rinite alérgica – Hipertrofia adenotonsilar – Obesidade – Anomalias cranio-faciais – Macroglossia – Laringomalácia – Estenose subglótica – Mucopolissacaridose e outras doenças metabólicas de depósito – Fenda palatina – Causas funcionais: sucção de bicos e dedos, uso de mamadeira, falta de aleitamento materno.

PARA INFORMAÇÕES MAIS TÉCNICAS DEIXAREI UM ARTIGO CIENTIFICO EM FONTES E ARTIGOS, E UM SEMINARIO

Deixe um comentário