dentes, dicas, problemas comuns, SAÚDE

PORCENTAGEM E SUBSTÂNCIA DO CLAREAMENTO

exemplo de clareador e indicação de concentração

Existem 2 principais substâncias utilizadas pelos dentistas para clarear. São elas: peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio.

O clareamento ocorre como resultado de uma reação química entre o oxigênio livre e a superfície dental; capaz de quebrar as moléculas de pigmentos dentro da estrutura dental (esmalte e dentina). Em tamanhos menores, essas moléculas permitem maior reflexão de luz e o dente aparenta mais claro. Dessa forma, o ativo final que promove o clareamento dental é o oxigênio. Entretanto, existem diferentes formas de veicular o oxigênio em clareamento de dentes vitais: através dos peróxidos.

O peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada, quando em contato com a saliva e os fluidos do interior da estrutura dental, se degrada em água e oxigênio, embora possa elevar o pH deixando o meio ácido e promovendo a desmineralização do dente.

Sendo assim, talvez por esse motivo o peróxido de carbamida seja mais seguro, uma vez que, ao ser degradado, libera menor quantidade de peróxido de hidrogênio e também libera uréia, a qual vai contribuir para manter o pH em níveis neutros, diminuindo a possibilidade de perdas minerais. Para se ter uma ideia, o peróxido de carbamida a 10% degrada-se em peróxido de hidrogênio a 3% e o restante de uréia, protegendo a estrutura dentária.

Sem dúvida, as jornadas de clareamento individual com moldeiras, utilizando o peróxido de carbamida a 10% por pelo menos 4 horas e por no mínimo 14 dias consecutivos, têm maior respaldo científico e comprovação de eficácia.

PORCENTAGEM:

Quanto à porcentagem, existem pessoas sensíveis, e que serão ou contra indicadas, ou indicadas para um tratamento com uma porcentagem mais baixa, para que a irritação natural da polpa seja baixa.

COMO DEFINIR MINHA PORCENTAGEM?

A sua porcentagem será definida conforme o seu relato de sensibilidade ou ausência de sensibilidade para o dentista.

Primeiro pode ser feito com uma porcentagem mediana. Caso o paciente reclame de sensibilidade nos primeiros dias de uso, o gel clareador então passará a ter uma concentração mais baixa para que a irritação natural da polpa melhore e o agravo da lesão não ocorra.

Para amigos dentistas; segue em fontes e artigos, um artigo que revela como minimizar a sensibilidade durante e pós tratamento – clique aqui.

*** OBS: os dois apresentam respostas muitooo parecidas, então cabe ao dentista responsável a escolha da técnica e da substância também.

Deixe um comentário