
O nosso 3º tema dentre “as 7 principais ocorrências”
A retração poder atingir até pessoas que têm ótimos hábitos de higiene, ela consiste no deslocamento da margem da gengiva, o que desencadeia a exposição da raiz do dente.
As pessoas que têm retração sentem um incômodo, dor e sensibilidade ao ingerir bebidas geladas. Pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
A seguir estão listadas algumas das causas mais comuns de retração de gengiva:
- Força demasiada na escovação ou no uso de fio dental.
- Genética. As características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo. Portanto, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.
- Posicionamento anormal de algum dente. A falta de alinhamento dos dentes pode causar recessão gengival.
- Ranger de dentes ou bruxismo (que explicarei no próximo post).
- Trauma no tecido da gengiva. O tecido da gengiva pode recuar quando sofre um ferimento traumático em um dente ou dentes.
- Saúde bucal ruim. Caso seus hábitos bucais sejam questionáveis, a recessão gengival pode ser resultado de periodontite.
Não se preocupe. Não importa a causa da retração de gengiva, existe tratamento. O ideal para essas pessoas é optar por escovas com cerdas macias e evitar movimentos rápidos e bruscos na hora de escovar os dentes
Tratamento para retração de gengivas:
Retração leve -não será necessário nenhum tratamento complexo para corrigir. Seu dentista lhe ajudará a identificar a causa. Você pode ter que reavaliar seus hábitos de uso do fio dental, usar uma placa de mordida e mudar a escova sua dente conforme a orientação do profissional.
Caso precise de intervenção, seu dentista trabalhará em conjunto com um periodontista, um especialista em gengiva, para decidir o melhor curso de ação.
Dependendo da causa da retração gengival, você pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico. Este procedimento será feito por seu periodontista e é chamado de enxerto de gengiva.
Cuidar da sua saúde bucal é muito importante. Sua boca é um grande indicador geral de bem-estar, e uma infecção oral pode afetar todo o seu corpo. Seja gentil com seus dentes e vá ao dentista se você tem qualquer desconforto persistente.
